terça-feira, 23 de junho de 2009

Enquanto Senado esconde seus atos, Governo cria site com arquivos da ditadura

O atual momento no qual a mídia discute sobre atos e fatos secretos dentro do Senado Federal me fez lembrar de um interessante e importante site desenvolvido pelo Governo brasileiro recentemente, é o “Memórias Reveladas”.

O Governo Federal vem desde 2005 criando um banco de dados com informações sobre o período de ditadura (entre 1964 e 1985) para ser disponibilizado à população brasileira. Em 21 de dezembro daquele ano, documentos produzidos e recebidos pelos extintos Conselho de Segurança Nacional - CSN, Comissão Geral de Investigações - CGI e Serviço Nacional de Informações – SNI foram oficialmente repassados ao Arquivo Nacional
.

Assim, no início do mês de maio deste ano, um portal foi lançado, permitindo acesso a mapas, fotografias, folhetos, desenhos, entre outros, todo o material que se refere aos pesados anos de governo militar - quando a censura, tortura e mortes tomavam conta do país - e que estão em poder do Governo.

Visite:
www.memoriasreveladas.arquivonacional.gov.br

Como a próprio site informa: “trata-se de fazer valer o direito à verdade e à memória”.

Na carta de apresentação redigida pela ministra Dilma Rousseff, fica claro o objetivo de proporcionar a reafirmação da democracia na política brasileira, da história e da cultura do país.

“Estamos abrindo as cortinas do passado, criando as condições para aprimorarmos a democratização do Estado e da sociedade. Possibilitando o acesso às informações sobre os fatos políticos do país reencontramos nossa história, formamos nossa identidade e damos mais um passo para construir a nação que sonhamos: democrática, plural, mais justa e livre”, finalizou a ministra.

O site se resume em um aforismo, escrito nos cantos inferiores de todas as suas páginas: “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

Não só à ditadura!!
Essa frase faz bem aos ouvidos com tantos escândalos e absurdos inimagináveis dentro do Senado Federal.

Um órgão que de nada secreto poderia ter, utiliza-se de subterfúgios para publicar atos, cuja obrigatoriedade é inerente à função da respeitada Casa. Afinal, não é a Casa do Povo, como a Câmara; mas também foi eleita por ele.

Se observarmos a nossa Constituição Federal de 88, no inciso XXXIII do Artigo 5º, todas as informações devem ser prestadas no prazo da lei, “sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

Ao meu ver, contratação de parentes, aumento de salários e criação de cargos mais do que desnecessários estão longe de ser atos que digam respeito à segurança nacional!

Afirmo que a única coisa que deve continuar secreta mesmo é o voto!
Mas para exercê-lo de forma digna, devemos atentar para nossa memória, revelar nossa memória, assim como pretende o site supracitado. Quem sabe assim o apotegma faz sentido, melhor evitar do que tentar esquecer!!

Então: “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
clique aqui para abrir os links em uma nova janela