sexta-feira, 26 de junho de 2009

Boa notícia para os diplomados em jornalismo


A Agência Brasil divulgou ontem que 40 senadores já manifestaram apoio a um pedido de apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevendo a exigência de diploma de curso superior em Comunicação Social para exercer a atividade de jornalista. Para a apresentação da PEC são necessárias 27 assinaturas.

De acordo com o texto da proposta, o exercício da profissão de jornalista será privativo de portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, acrescenta um parágrafo único, que torna facultativa a exigência do diploma para colaboradores.

Muito boa a iniciativa do senador Antônio Carlos Valadares do PSB de Sergipe, autor da proposta, embora o ministro do STF Gilmar Mendes já tenha declarado que não existe qualquer possibilidade do Congresso Nacional reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal.

O ministro parece que não gosta de ser contrariado!
Penso se ele seria melhor ministro ou melhor parlamentar...
“Saia às ruas ministros”, veja se ganha no voto popular!
Agora é torcer para que essa PEC saia dos apoios e vire realidade.
Depois, mobilização da classe e pressão no Congresso em prol do diploma.

Continuando no assunto...

O programa Observatório da Imprensa debateu na última terça-feira (23), na TV Cultura ou TV Brasil, “A polêmica sobre o diploma”. Ouvindo vários lados, a favor e contra, discutiu-se a qualidade do jornalismo feito hoje em nosso país e como será amanhã; a informação e a democracia (que não são sinônimas); o nivelamento abaixo de zero do jornalismo brasileiro (lembrem-se: “jornalista é igual a cozinheiro”); a questão do diploma em outros países (parece que só nós estávamos errados!); e trouxe ainda, o questionamento sobre a liberdade de expressão ser um direito constitucional para além do jornalista.

O programa contou com a presença do jornalista Mário Vitor Santos (diretor da Casa do Saber) e do professor de jornalismo Muniz Sodré (mestre em Sociologia da Informação e Comunicação e doutor em Letras). E em entrevistas gravadas, com participações mais do que especiais dos ministros-legisladores do STF Gilmar Mendes e Marco Aurélio; de Maurício Azêdo (presidente da Associação Brasileira de Imprensa); do jornalista Cai Túlio Costa; do jurista José Paulo Cavalcanti Filho (especialista em Direito da Comunicação); e do jornalista Sílio Boccanera. Todos comandados, obviamente, pelo monstro sagrado da comunicação brasileira, o professor e jornalista Alberto Dines.

Leia a resenha do programa:
A polêmica do fim do diploma – Observatório da Imprensa


Também levando em conta a diversidade de opinião e respeitando às idéias contrárias, divulgo aqui um interessante artigo à favor da decisão do Supremo e contra meus ideais universitários.

Leia:
Diploma em Jornalismo: uma exigência que interessa a quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
clique aqui para abrir os links em uma nova janela